bg nfts

NFTs e Metalaw

O curso NFTs e Metalaw tem como objetivo apresentar os principais aspectos econômicos, culturais e regulatórios dos NFTs em um contexto de Metaversos, redes Blockchain e Finanças Descentralizadas.

Os NFTs, ou Tokens Não-Fungíves, funcionam como um certificado digital de uma propriedade intelectual, sendo ela digital ou física. A compra e venda desses ativos digitais são armazenados em blockchain, via smart contracts, que garantem a segurança e a propriedade exclusiva dos itens armazenados. Essa nova tendência de investimento cresce em um contexto de finanças descentralizadas e muda a forma como consumimos e atribuímos valor na nova economia.

A era digital está caminhando para a realidade do metaverso, onde as pessoas poderão explorar cada vez mais experiências no ambiente online, através das realidades virtuais e aumentadas. Com os avanços destas tendências, surge uma nova área do Direito denominada de Metalaw, que é o Direito do Metaverso e dos Ativos Tokenizados, como os NFTs.

Desta forma, o curso irá abordar essa nova dimensão da economia e da cultura e os reflexos desta disrupção na sociedade e no Direito. Serão explorados os conceitos e aplicações dos Tokens Não Fungíveis (NFTs) e Metaversos, e suas relações com as Finanças Descentralizadas (DeFi), as redes Blockchain e os Smart Contracts. Além disso, serão debatidas as críticas mais atuais sobre o potencial destas tecnologias para a criação e geração de valor no presente e no futuro.

A tokenização de ativos digitais inaugura um novo modelo de regulação para as criptomoedas e impacta áreas do Direito como Propriedade Intelectual, Penal, Tributário, Consumidor, Ambiental e Contratos.

O nanodegree em NFTs e Metalaw possibilitará a compreensão das possibilidades que esta nova economia gera sobre os serviços jurídicos e como os profissionais do Direito poderão contribuir e oferecer soluções eficazes às demandas e negócios desta nova área do Direito.