capa blog a importancia da utilização de dados

A importância da utilização de dados em tempo real

No atual estágio de transformação digital dos negócios, o volume de dados coletados e tratados por empresas de segmentos diversos é enorme, e se tornaram populares os conceitos de big data, cultura data driven, ciência de dados e outros relacionados ao tema dados e tecnologia.

E não é novidade que “os dados são o novo petróleo”, e que estes dados, quando transformados em informações, possuem um papel relevante para a tomada de decisões estratégicas, criação de oportunidades e ganhos financeiros para as empresas.

Porém, mesmo com a utilização de ferramentas tecnológicas diversas, é fácil notar que os dados não estão sendo utilizados em todo seu potencial. Muitas vezes, os dados não estão sequer compilados, ou não são traduzidos em informações úteis para os negócios.

É chegado o momento de promover uma reorganização interna nos processos e investir nas ferramentas certas, que sejam capazes de coletar e organizar os dados, ativando-os em tempo real para criar oportunidades de negócios, reduzir riscos e gerar impactos financeiros imediatos.

 

Foco nos dados jurídicos

Nesse universo de dados advindos de fontes diversas, os dados gerados pelos departamentos jurídicos têm papel de destaque, já que, há algum tempo, os departamentos jurídicos deixaram de ser vistos como centros de custo e criadores de barreiras, assumindo um papel ativo geração de insights estratégicos para o negócio.

A análise e estruturação de dados jurídicos, mediante aplicação de business intelligence na área jurídica, ganhou o nome de legal analytics, e traz benefícios como padronização das informações e processos, redução de custos, mitigação de riscos e aumento de receita.

Para aproveitar ao máximo esses benefícios, é essencial que as empresas sejam capazes de analisar os dados jurídicos em tempo real, para que a melhor estratégia seja aplicada no momento processual adequado, evitando a perda de oportunidades.

Na era digital, a tecnologia seguirá avançando a passos largos, exigindo um olhar mais atento para os dados jurídicos, como fator importante para conferir vantagem competitiva às empresas.

Cabe aos gestores jurídicos identificarem as áreas de maior ineficiência em termos de análise de dados, para atuar a partir daí.

Nas grandes e médias empresas, a análise dos dados relativos a garantias judiciais é um dos maiores desafios. A ineficiência no controle e gerenciamento desses dados gera perdas financeiras diretas e desperdício de oportunidades.

Com um controle mais eficaz – e em tempo real – dos dados relativos a garantias judiciais, é possível evitar prejuízos e gerar caixa para a empresa, a partir da recuperação de garantias que não se fazem mais necessárias nas ações judiciais, ou pela substituição por outra espécie de garantia menos onerosa.

Para solucionar essa ineficiência comum entre as empresas, a Ativa desenvolveu uma inteligência jurídica capaz de construir bancos de dados de garantias judiciais extremamente precisos, mapeando e integrando elementos de toda cadeia.

Além de mapear todo o fluxo de garantias, a Ativa atua na recuperação, substituição e conciliação de depósitos judiciais, tudo de forma ágil e transparente.

 

Unindo tecnologia e conhecimento jurídico avançado, ajudamos as empresas a gerenciar eficientemente todos os aspectos de suas garantias judiciais, mapeando e fornecendo dados qualificados essenciais ao controle e gestão. Entre em contato conosco para saber mais.