capa blog - automação e análise

Automação e análise de dados: entenda essas e outras tendências da transformação digital em 2023

Para as empresas, um novo ano vem acompanhado de novas metas e iniciativas para atender às expectativas dos clientes, otimizar gastos, reduzir custos e alcançar mais eficiência de maneira geral, o que é um desafio ainda maior no atual contexto econômico mundial.

A MuleSoft, empresa de tecnologia da Salesforce, analisou dados de empresas líderes de mercado e identificou algumas tendências que moldarão a transformação digital em 2023.

Acesse aqui o relatório completo

Automação, análise de dados, cybersegurança e sustentabilidade estão dentre essas tendências que, apesar de não serem novidades, evoluíram para outros patamares no processo acelerado de transformação digital dos negócios.

A seguir, entenda mais sobre essas e outras tendências que seguirão fortes em 2023.

 

Hiperautomação

Automação tem sido prioridade há algum tempo, pois contribui para superar o desafio do mais por menos, além de acelerar o processo de transformação digital e guiar o crescimento sustentável dos negócios.

O relatório destaca que a hiperautomação – novas tecnologias aplicadas à automação de processos – traz benefícios como crescimento da receita, otimização dos custos, redução dos riscos e aumento da eficiência da equipe.

Uma pesquisa da Gartner apontou que, até 2024, a hiperautomação permitirá que as empresas reduzam seus custos operacionais em 30%. Além disso, até 2025, o mercado de softwares de hiperautomação atingirá quase 860 bilhões de dólares.

 

Combinação de dados

Uma grande empresa possui cerca de 976 diferentes sistemas, que coletam e geram dados relevantes para o negócio. Porém, a integração dos sistemas e a combinação dos dados gerados ainda é um desafio.

É necessário reimaginar essas fontes de dados como uma rede de informações reutilizáveis, que possam ser combinadas por qualquer pessoa da empresa, para criar experiências inovadoras.

Essa abordagem traz a flexibilidade que as empresas precisam para se adaptar com agilidade às mudanças do mercado, contribuindo para a fidelização dos clientes e crescimento sustentável e estratégico dos negócios em 2023.

 

Ferramentas low/no-code

Investir em ferramentas sem código é essencial para que um grupo maior de pessoas tenha acesso a esses recursos, sem precisar do apoio de um técnico em tecnologia da informação, que pode usar seu tempo e conhecimento para outras demandas do negócio.

Ainda, há uma tendência de que as empresas criem equipes que combinam especialistas em negócios e em tecnologia. Munidos das ferramentas e informações certas, os tomadores de decisões de negócios ficam livres para inovar no oferecimento de soluções, enquanto os especialistas em TI atuam para mitigar riscos e garantir o compliance.

 

Total experience (TX)

As empresas investirão mais em TX, estratégia que combina customer experience (CX) e employee experience (EX), com o objetivo de aumentar os resultados, criar promotores de marca e reter talentos.

Para impulsionar essa estratégia, as empresas têm focado em integrar e automatizar seus sistemas e processos, para criar uma plataforma unificada com foco nas experiências dos clientes, funcionários e parceiros.

 

Automatização de decisões data-driven

A McKinsey estima que as companhias com maior capitalização de mercado nos Estados Unidos (S&P 500) percam cerca de 250 milhões de dólares por ano devido à tomada de decisões ineficientes.

Para conquistarem vantagem competitiva em 2023, as empresas deverão tomar como prioridade a criação de uma fonte única de dados, para tomada de decisões mais eficazes, de forma automatizada e simplificada.

 

Cybersegurança

As empresas seguem focando em acelerar o processo de transformação digital, o que, inevitavelmente, leva a um aumento do risco de segurança.

Para mitigar esse risco, a capacidade de gerenciar conexões, APIs, composições e bots de automação a partir de uma interface única de administração será um componente central. Essas plataformas leves são projetadas para funcionar em qualquer aplicação – na nuvem, em um sistema local ou em um dispositivo de ponta.

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade vai guiar os investimentos em TI, na medida em que os insights baseados em dados e as melhorias na integração entre as cadeias de suprimentos contribuirão para que sejam desenvolvidos negócios mais eficientes e sustentáveis, que apoiem o esforço global para reduzir emissões de carbono.

 

Seguindo as tendências

Para acompanhar as tendências de mercado e saber por onde seguir quanto ao investimento em novas tecnologias, um bom ponto de partida é identificar as ineficiências do negócio.

E uma das áreas de maior ineficiência nas rotinas jurídicas diz respeito ao controle dos fluxos de garantias judiciais. Todos os participantes desse ecossistema têm problemas não resolvidos e dificuldades que resultam em bilhões de reais em ineficiência e perdas financeiras.

Unindo a mais alta tecnologia com conhecimento jurídico avançado e foco estritamente financeiro, a Ativa desenvolveu uma solução que ajuda as empresas a gerenciar eficientemente todos os aspectos de suas garantias judiciais, tudo de forma automatizada.

 

A Ativa oferece serviços baseados na automatização de processos e constrói bancos de dados de garantias extremamente precisos, ajudando as empresas a gerenciar eficientemente todos os aspectos de suas garantias judiciais. Entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções.