capa blog - vantagem competitiva

Como os dados podem dar vantagem competitiva

Descrição: Os dados ajudam a medir o desempenho do seu negócio e ajudam a orientar uma estratégia bem-sucedida. Para desenvolver um planejamento mais assertivo é necessário examinar a base de dados da empresa, bem como seus ativos e liquidez, riscos atuais e potenciais, vendas e tendências de mercado, seu crescimento em comparação com o de seus concorrentes, comportamentos de clientes e muito mais.

“Os dados são o novo petróleo”, disse certa vez um matemático britânico. A comparação não é exagerada: os dados se tornaram um dos ativos mais procurados e disputados no mundo.

Grandes quantidades de informações são coletadas por diferentes empresas a cada segundo. Desde os hábitos de compra do cliente, tempos de navegação em um site, hábitos de uso do produto, localização, feedback do produto… enfim, os dados são gerados e coletados nas mais diversas ações que realizamos.

De acordo com o McKinsey Global Institute, as organizações orientadas por dados têm 23 vezes mais chances de adquirir clientes, 6 vezes mais chances de retê-los e 19 vezes mais chances de serem lucrativas como resultado. Então, como exatamente as empresas podem usar os dados a seu favor?

 

 

Conduzindo a tomada de decisão

Os dados fornecem às empresas uma base sólida para tomar decisões de negócios informadas com base em evidências e insights, e não em sentimentos ou suposições.

Para que as empresas usem os dados para obter vantagem sobre as outras, o acesso deve ser democratizado. Isso significa que não deve ser limitado apenas ao setor de TI e executivos. Todos os departamentos de uma organização precisam ser capazes de explorar e interpretar dados para melhorar sua tomada de decisão e minimizar riscos.

O Data Café do Walmart, uma das maiores nuvens privadas do mundo, é apenas um exemplo de como a democratização de dados pode impulsionar uma empresa. Este hub de análise de ponta processa grandes quantidades de dados internos e externos. Os dados são rapidamente analisados ​​e interpretados para produzir percepções e respostas valiosas para os problemas de negócios do Walmart.

Assim, por exemplo, se uma equipe de mercearia não conseguir descobrir o motivo pelo qual determinado produto não ter vendido, eles recorrem ao Data Café para obter uma resposta baseada em dados — no caso, é possível constatar que o problema se deve a um erro de cálculo de preço.

Portanto, como o petróleo, os dados podem ser refinados por meio de análises e transformados em um ativo altamente valioso. Eles se tornaram uma das commodities essenciais para as empresas em todo o mundo. E, obviamente, essas informações podem ser usadas para obter uma vantagem competitiva em seus negócios ao entender o ambiente em que funcionam.

Mais do que isso: estima-se que a inovação impulsionada por dados seja uma das maneiras mais significativas de ajudar a melhorar o bem-estar social e acelerar o crescimento econômico no século XXI. Isso porque os elementos coletados por meio de maiores interações entre negócios e clientes estão ajudando a unir os dois. E, como consequência, tem-se ambientes de negócios mais acessíveis e amigáveis ​​ao cliente.

 

Seja qual for a pergunta, os dados são a resposta

O alto valor atribuído aos dados também se reflete nos crescentes investimentos em análise de dados. Em 2020, o mercado global de Big Data e análise de negócios foi avaliado em US$ 168,8 bilhões, mas deve atingirá cerca de US$ 549,7 bilhões em 2028. Tais valores dão uma dimensão da importância dos dados…

Então, como os dados podem ajudar sua empresa a obter uma vantagem competitiva? Trazemos aqui algumas maneiras pelas quais isso pode ser feito:

  • Melhores percepções do consumidor: Ao navegar on-line, os clientes tomam certas decisões indicando suas preferências, hábitos e tendências que podem ser usadas para melhorar e personalizar o diálogo — o que pode se traduzir em aumento de negócios. Entender o que cada consumidor está procurando por meio dos dados armazenados neles não apenas significa que você pode direcioná-los com determinados produtos, mas também dá ao serviço um toque pessoal que muitos consumidores esperam hoje.
  • Tomada de decisão mais assertivas: Sem dúvida, a análise dos dados melhora a tomada de decisões. Com tanta informação disponível, é possível acelerar o processo de tomada de decisão e, ao mesmo tempo, manter a confiança na escolha que fizeram. No mundo acelerado de hoje, ser capaz de agir rapidamente e responder a tendências mais amplas e mudanças operacionais é uma grande vantagem.
  • Otimização de ativos: Pode-se otimizar os ativos com base nos dados obtidos, melhorando a produtividade, estendendo sua vida útil e reduzindo o tempo de inatividade que alguns ativos podem precisar.
  • Redução de custos: Desde a análise do uso de energia até a avaliação da eficácia dos padrões de trabalho da equipe, os dados coletados pelas empresas podem ajudá-las a identificar onde podem economizar sem ter um impacto negativo nas operações comerciais.

 

Na era digital, obter dados e entende-los será imprescindível para conferir vantagem competitiva no mercado. Dentro das organizações, uma das áreas em que a análise de dados tem trazido resultados expressivos diz respeito ao controle do fluxo de garantias judiciais.

Com um controle mais eficaz dessas garantias, além de evitar prejuízos, é possível gerar caixa para a empresa a partir do levantamento de garantias que não se fazem mais necessárias, ou mesmo pela substituição por outra espécie de garantia menos onerosa.

Pensando em contribuir para esse controle, a Ativa desenvolveu uma inteligência jurídica capaz de construir bancos de dados de garantias extremamente precisos, mapeando e integrando elementos de toda cadeia, gerenciando grandes volumes de informações, analisando e identificando todas as necessidades dos clientes.

 

A Ativa é a inteligência jurídica capaz de fornecer dados precisos sobre todas as garantias judiciais da empresa, colaborando para uma atuação estratégica dos departamentos jurídicos. Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe!