capa blog - lawtechs e experiencia do cliente

Lawtechs e experiência do cliente jurídico

Embora o termo “disruptivo” seja frequentemente usado no espaço tecnológico, a palavra vem conquistando merecidamente seu espaço no tradicional setor jurídico. Efetuar mudanças em uma área firmemente estabelecida, ainda que reflitam em melhores práticas de trabalho, economia de tempo e dinheiro, não é tarefa fácil.

Isso, porque o mundo jurídico é pautado por procedimentos e tradições seculares. Portanto, não é de se admirar que possua uma tendencia mais conservadora que outras áreas na adoção de novas tecnologias.

No entanto, não há como negar que a cultura jurídica está passando por uma profunda transformação, se tornando menos rígida em razão das demandas dos consumidores e das inquestionáveis vantagens trazidas com as inovações tecnológicas. Essas forças externas estão remodelando conceitos tradicionais e abrindo caminho para um mercado emergente, que busca desenvolver ferramentas que aperfeiçoam, complementam e substituem métodos pouco eficientes de prestação de serviços jurídicos. Estamos falando das lawtechs.

 

O que são lawtechs, afinal?

Como o nome sugere, lawtechs são empresas de tecnologia que desenvolvem produtos ou serviços voltados ao mercado jurídico. Na prática, os serviços de lawtechs abrangem automação de documentos, contratos jurídicos inteligentes, compliance, resolução de conflitos, sistemas de pesquisa, robotização de tarefas repetitivas, análises preditivas e jurimetria, dentre outros.

Atuando no ganho de eficiência em serviços repetitivos e escaláveis, a preços acessíveis, as lawtechs têm revolucionado seu nicho de atuação, consagrando-se como instrumentos e mecanismos que tornam mais eficazes a solução de problemas jurídicos ao ponto de se tornarem imprescindíveis.

Não por acaso, estamos falando de uma indústria que movimenta mais de US$ 16 bilhões e não para de crescer. Em resumo, as lawtechs vieram para ficar.

 

Qual o motivo da ascensão das lawtechs?

Os desafios e problemas ocasionados pela pandemia do Covid-19, sem dúvida, aceleraram a adoção de novas práticas e tecnologias. Testemunhamos anos de transformação digital em meses. Os insights de pesquisa no Google Trends mostram que o comportamento das empresas e do consumidor tem se tornado cada vez mais digital.

Seja para fins transacionais, educacionais, pessoais ou jurídicos, é certo que as empresas e pessoas se voltam para os canais digitais para muitos aspectos da vida. Dessa forma, as lawtechs nascem, se desenvolvem e são impulsionadas pelas demandas de um mercado que possui enormes gargalos a serem solucionados.

Como resultado, os consumidores não esperam mais apenas a experiência que lhes foi oferecida antes, mas desenvolvem expectativas digitais muito maiores.

Mais do que isso, as pessoas que trafegam pelo ecossistema jurídico, estão cada vez mais conscientes dos custos e da burocracia característicos deste universo e esperam que a tecnologia possa priorizar e tornar suas escolhas e conveniências, mais eficientes.

Ora, qual cliente jurídico não gostaria das facilidades de resolver seus conflitos de maneira on-line? Qual empresa não gostaria de reduzir seus riscos e custos em ações judiciais? Quais entes públicos não gostariam de se torar mais eficientes, menos burocrático e assertivos?

No mesmo sentido, em se tratando do gerenciamento de garantias judiciais, a tecnologia é uma aliada para melhorar a experiência do cliente.

Controlar os fluxos de garantias é um desafio para as organizações. Fusões, aquisições, volumes elevados de processos, trocas de gestores e escritórios fazem com que as empresas percam o controle de seus depósitos judiciais, resultando em bilhões de reais em perdas financeiras.

Pensando nesse problema enfrentado por muitos clientes, a Ativa criou um ecossistema revolucionário capaz de ajudar as empresas no gerenciamento de suas garantias judiciais. Através do trinômio tecnologia, conhecimento jurídico avançado e foco financeiro, reduzimos o tempo e o custo para mapear, recuperar, substituir, conciliar e gerenciar garantias judiciais automaticamente.

Além disso, por se conectar diretamente com os sistemas do judiciário, o software da Ativa é capaz de monitorar grandes volumes de processos em tempo real, bem como os status das garantias, ações judiciais e seus desfechos. E, para acompanhamento dos resultados, dispara automaticamente relatórios gerenciais e analíticos ao longo dos trabalhos.

Apenas assim, saindo de um modelo tradicional de prestação de serviços para uma relação de verdadeira parceria e crescimento mútuo, conseguimos ajudar nossos clientes a atingir maior satisfação e produtividade para, ao final do dia, aumentar naturalmente os resultados da empresa.

Tecnologia, conhecimento jurídico avançado e foco financeiro são os diferenciais que permitem que a Ativa ofereça um serviço de confiança e de alta qualidade. Entre em contato conosco para saber mais.

 

Fontes:
https://www.legalsd.com.br/blog-1/experiencia-do-cliente-na-advocacia
https://lawinnovation.com.br/solucoes-de-gestao-juridica-tem-que-focar-as-necessidades-especificas-dos-usuarios/
https://www.aurum.com.br/blog/lawtech-e-legaltech/