capa blog - legal operations

Legal Operations e tecnologia para um jurídico mais eficiente

O Legal Operations, também chamado de Legal Ops, surgiu com o objetivo de assumir as atividades operacionais que permeiam a rotina jurídica, para que os serviços jurídicos prestados alcancem maior qualidade, mais agilidade e menor custo.

Dentre as grandes empresas, 81% já estruturaram o Legal Operations, conforme pesquisa feita pela Thomson Reuters em 2020, envolvendo mais de 80 empresas da Fortune 100. Ainda, segundo a pesquisa, investir em tecnologia e pessoas será o grande diferencial para alcançar bons resultados nos próximos anos.

Veja a seguir o que é Legal Operations, quais as vantagens da sua implementação nas rotinas jurídicas e como a tecnologia contribui para aprimorar as atividades absorvidas pelo Legal Ops.

 

Legal Operations: o que é e quais as vantagens

O Coporate Legal Operations Consortium (CLOC), comunidade global de especialistas, que tem como objetivo guiar a implementação e gerenciamento do Legal Operations por profissionais do mundo todo, define Legal Operations como “um conjunto de processos, atividades e profissionais que permitem que os departamentos jurídicos atendam seus clientes de maneira mais eficaz, aplicando práticas comerciais e técnicas à prestação de serviços jurídicos”.

A área cuida, por exemplo, do planejamento estratégico, administração financeira, gerenciamento de projetos e tecnologia, e tem o objetivo principal de otimizar as atividades jurídicas, tornando-as mais eficientes e aproximando o departamento jurídico do core business.

Com a implantação do Legal Operations, o departamento jurídico tem mais foco, já que os profissionais do direito podem se concentrar em exercer funções estritamente legais, trazendo, consequentemente, mais eficiência e melhores resultados para o serviço jurídico.

 

Legal Operations X Tecnologia

A tecnologia tem sido uma grande aliada dos departamentos jurídicos em diferentes frentes, colaborando para aprimorar a gestão jurídica, economizar tempo e recursos, otimizar processos e organizar de dados e informações.

Para cumprir seu objetivo de conferir mais eficiência para o departamento jurídico, a área de Legal Operations tem a função de identificar as operações e processos mais ineficientes, e corrigi-los com o apoio da tecnologia.

Um ponto de ineficiência comum entre os departamentos jurídicos das grandes empresas está relacionado ao controle e gestão de garantias judiciais. É um grande desafio rastrear bilhões de reais em ativos, incluindo suas alterações, vinculados a milhares de processos judiciais que se movimentam a todo momento.

A Ativa possui tecnologia jurídica desenvolvida especificamente para solucionar esse problema, permitindo que seus clientes gerenciem eficientemente todos os aspectos relacionados a garantias judiciais, além de mapear e fornecer dados qualificados sobre as garantias, que são essenciais ao controle e gestão.

 

Por oferecer uma solução inovadora e única no mercado, a Ativa é hoje líder em seu segmento. Entre em contato com nossa equipe para saber mais.