Capa blog - O futuro da pratica juridica

O futuro da prática jurídica: Como a tecnologia está transformando o setor legal

Os últimos 20 anos viram um crescimento exponencial em tecnologia para a profissão jurídica, uma área que era conhecida por arquivos com pilhas de papel e fortemente dependente de métodos arcaicos de gerenciamento de documentos e operações comerciais e administrativas.

Pode ter levado alguns anos para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos aderirem a transformação digital. No entanto, houve um aumento notável no número de escritórios e empresas que adotam a tecnologia jurídica — e agora, mais do que nunca, estamos vendo esses setores se adaptando a um ambiente digital da nova era para evitar ficar para trás.

A expectativa é que o número de legaltechs cresça e, à medida que os benefícios sejam percebidos, os escritórios e departamentos jurídicos invistam mais nessas tecnologias. Além disso, a integração entre as diversas tecnologias será aprimorada, com ênfase em ferramentas que operam de maneira autônoma ou semiautônoma. Como resultado, espera-se uma transformação significativa na indústria jurídica nos próximos anos.

 

Importância da tecnologia jurídica

Com a recente crise sanitária, houve um aumento na demanda por tecnologia aplicada aos mais diversos serviços, uma vez que as preferências — e as necessidades impostas — se voltaram para a integração digital.

No campo jurídico não foi diferente. Há pouco mais de uma década, havia pouquíssimas empresas voltadas para a tecnologia jurídica. Recentemente, porém, esse cenário tem mudado e tais ferramentas inovadoras têm ganhado força, especialmente devido à pandemia de Covid-19, que dificultou o acesso aos serviços legais.

E existem diversos fatores impulsionando a inovação no mercado de serviços jurídicos. Destacamos alguns deles:

  • Maior alcance geográfico: A tecnologia tem permitido que departamentos jurídicos e escritórios de advocacia expandam suas atuações —alguns serviços jurídicos podem ser prestados além das fronteiras, inclusive. Por exemplo, em casos em que a lei contratual é semelhante em várias jurisdições, um cliente pode escolher o lugar mais vantajoso para assinar um contrato básico (tudo isso através de um mero download do documento).
  • Maior transparência: A tecnologia jurídica trouxe transparência para um setor que tradicionalmente operava de maneira “off-line”. No entanto, esta situação pode ser melhorada com a ajuda das melhores soluções de gerenciamento de práticas jurídicas e outras ofertas semelhantes. As ferramentas tecnológicas podem criar um mercado onde os clientes encontrem os perfis dos melhores profissionais jurídicos do setor. Além disso, os clientes podem ter uma visão clara do progresso do seu caso, das taxas cobradas e de outras informações relevantes.
  • Melhor aproveitamento de recursos e pessoas: Com a tecnologia no campo jurídico, os recursos humanos podem ser realocados para tarefas que têm um impacto maior no aprendizado e no relacionamento com os clientes. Assim, em vez de ter assistentes jurídicos lidando com a tediosa gestão de documentos, por exemplo, eles podem dedicar mais tempo às pesquisas jurídicas, participar de sessões judiciais, aperfeiçoarem-se através de cursos ou visitar clientes.
  • Eficiência no processamento e gerenciamento de tempo: quando utilizada adequadamente, a tecnologia é mais veloz e eficiente do que o mais habilidoso profissional humano. Soluções de inteligência artificial podem fornecer resultados de pesquisa em tempo mais curto e analisar documentos em poucos segundos. Tarefas que anteriormente levavam dias para serem concluídas agora podem ser realizadas em questão de minutos.
  • Redução de erros: Erros podem ser custosos, especialmente quando documentos já foram submetidos aos tribunais ou clientes. Com o auxílio da inteligência artificial, as chances de erros são significativamente reduzidas.
  • Melhor acesso aos dados: Um melhor acesso aos dados pode ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas sobre seus negócios. Nesse caso, a inteligência artificial pode aprimorar as estratégias a serem tomadas e a experiência do cliente, fornecendo serviços personalizados.
  • Redução de custos: Os departamentos jurídicos e escritórios de advocacia não precisam mais dispor de espaço físico para armazenar documentos, o que resulta em uma redução nos gastos com materiais de escritório. Além disso, a utilização de software específico para o campo jurídico também fomenta a sustentabilidade, ao diminuir o consumo de papel e promover práticas mais ecologicamente responsáveis no ambiente de trabalho. Com isso, os escritórios e departamentos podem alcançar uma gestão mais eficiente dos custos, ao mesmo tempo em que adotam medidas mais sustentáveis.

 

O futuro é aqui

O rápido desenvolvimento da tecnologia está impactando a profissão jurídica e desafiando a forma como os julgamentos e trabalhos jurídicos tradicionais estão sendo feitos. Apesar de todas as mudanças, uma coisa é certa: a área legal sempre prosperou com soluções inovadoras, e a tecnologia vai ampliar o trabalho dos advogados.

Para empresas e escritórios de advocacia ambiciosos e com visão de futuro, está claro que abraçar a tecnologia é o único caminho a seguir para evitar ficar para trás. A tecnologia não apenas auxilia o mundo jurídico, mas também o redefiniu, e o setor deve procurar aprimorar suas tecnologias e práticas para garantir que ainda sejam relevantes.

 

A tecnologia da Ativa

A gestão de garantias judiciais é uma área que muitas vezes enfrenta ineficiências nas práticas jurídicas, resultando em problemas não resolvidos e perdas financeiras significativas para todos os envolvidos nesse contexto.

Com o objetivo de superar esse desafio, a Ativa desenvolveu uma solução tecnológica inovadora que combina tecnologia avançada, conhecimento jurídico e foco financeiro.

Através de nossa expertise em inteligência jurídica, é possível criar bancos de dados precisos de garantias, permitindo que as empresas gerenciem de forma eficiente todos os aspectos relacionados às suas garantias judiciais. Isso inclui a recuperação ou substituição de depósitos em juízo, além da identificação e compensação de ordens judiciais.

 

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!