Capa blog - Principais considerações ao escolher um software juridico

Principais considerações ao escolher um software jurídico

Você ainda não está utilizando um software jurídico de alta performance?

É importante saber que isso pode comprometer a gestão do seu escritório de advocacia ou departamento jurídico. Um sistema eficaz oferece funcionalidades que otimizam a rotina do gestor e de suas equipes. Além disso, esse tipo de tecnologia pode ser um diferencial competitivo no mercado, permitindo que as empresas se destaquem por sua capacidade de gerenciar de forma eficaz questões complexas.

Neste texto, discutiremos como a implementação de um software jurídico pode transformar o modo como as empresas gerenciam suas operações e se posicionam no mercado.

 

A pergunta que vale milhões

Qual a necessidade de um software jurídico para sua empresa?

Essa é a pergunta que deve ser respondida antes de comprometer sua organização com um software jurídico. Não importa o tamanho de sua empresa ou o número de advogados que trabalham com você; é importante que seu software o seja capaz de atender às suas necessidades e às de seus clientes.

Assim, num primeiro momento, deve-se mapear as necessidades de sua organização, identificando os principais problemas enfrentados e analisando fatores com prazos, produtividade, economia etc. Com base nesse mapeamento, estabeleça seus objetivos e identifique as funcionalidades que são essenciais para atender suas demandas.

Destacamos abaixo algumas importantes considerações que reforçam a necessidade do gestor em adotar um software.

 

Otimização de tempo

Um dos principais benefícios de um software jurídico de qualidade é a otimização do tempo do gestor e da equipe. Com as funcionalidades tecnológicas avançadas, o melhor programa jurídico é capaz de automatizar fluxos de tarefas e documentos, gerenciar a agenda de forma integrada, classificar publicações utilizando inteligência artificial, além de fornecer relatórios detalhados para análise de dados gerenciais.

Por exemplo, a automação por meio de robôs permite a captura de andamento processual em sites de tribunais e alimentação de portais de clientes, enquanto o business intelligence coleta e organiza dados para que os advogados possam adotar ações assertivas nos negócios. Com essas tecnologias, o gestor e sua equipe ganham tempo precioso, permitindo uma tomada de decisões mais informadas e eficientes no dia a dia do escritório de advocacia ou departamento jurídico.

 

Gerenciamento de informações

A convergência de informações é uma das principais vantagens dos softwares de gestão jurídica. Com a centralização de pastas, arquivos e dados em uma plataforma acessível de qualquer lugar, o gestor jurídico pode contar com a integração eficiente das informações, evitando o risco de falhas nas funções administrativas.

Também é possível inserir os dados dos clientes e seus respectivos processos, permitindo a geração de relatórios completos que fornecem insights valiosos para a tomada de decisões e a criação de estratégias assertivas. Com a convergência de dados em um único sistema, o gestor jurídico ganha agilidade na busca e análise de informações, potencializando a eficiência e o desempenho.

 

Captação de clientes

A utilização de software jurídico também é uma poderosa ferramenta para a gestão de relacionamento com clientes e a atração de novos prospects. Embora não substitua um sistema de CRM (Customer Relationship Management), a tecnologia pode contribuir para a adoção de estratégias personalizadas com base no conhecimento de cada pessoa e sua jornada.

Além disso, ao oferecer uma área de acesso exclusiva para o cliente, o escritório de advocacia ou departamento jurídico pode proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes, gerando um diferencial competitivo que pode resultar em maior satisfação e na atração de novos consumidores.

 

Gestão processual

A gestão e organização dos processos são aspectos críticos na rotina jurídica. Lidar com prazos, tarefas burocráticas e a necessidade de buscar informações em diferentes fontes pode ser desafiador. Da mesma forma, o uso de planilhas de Excel e documentos em papel é obsoleto e pode aumentar o risco de erros humanos.

É aí que o software jurídico entra em cena, permitindo o cadastro de clientes e oferecendo recursos de busca de termos e palavras-chave para o acompanhamento processual em tempo real nos sites dos tribunais, de forma organizada e eficiente.

 

Aumento de produtividade

Com a redução de trabalhos manuais e a simplificação de tarefas rotineiras, o profissional pode focar em atividades estratégicas e de maior valor para o escritório, bem como um melhor gerenciamento do tempo, facilitando a organização da rotina e garantindo uma gestão mais eficiente. Como resultado, é possível observar um aumento significativo da produtividade, com a redução do gasto de tempo em tarefas operacionais e a oportunidade de direcionar esforços para outras atividades relevantes.

 

Controle e redução de custos

Com a digitalização de documentos, não é mais necessário ter espaço físico para armazená-los, o que resulta em uma diminuição dos custos com materiais de escritório, como papéis e pastas. Ademais, o uso de software jurídico também promove a sustentabilidade, ao reduzir o consumo de papel e contribuir para práticas mais eco-friendly no ambiente de trabalho. Com isso, os escritórios e departamentos podem alcançar uma gestão mais eficiente dos custos, ao mesmo tempo em que adotam medidas mais sustentáveis.

 

Experimente a Ativa

O controle dos fluxos de garantias judiciais é uma área que frequentemente apresenta ineficiências nas rotinas jurídicas, acarretando problemas não solucionados e perdas financeiras significativas para os envolvidos nesse ecossistema.

Com o objetivo de enfrentar esse desafio, a Ativa desenvolveu uma solução tecnológica e inovadora que combina tecnologia avançada com expertise jurídica e foco financeiro.

Através de nossa inteligência jurídica, é possível construir bancos de dados de garantias extremamente precisos, auxiliando as empresas a gerenciar de forma eficiente todos os aspectos de suas garantias judiciais. Isso inclui a recuperação ou substituição de depósitos judiciais, bem como a identificação e compensação de alvarás.

 

Deseja obter mais informações sobre como a Ativa pode otimizar o gerenciamento de garantias judiciais em sua empresa? Entre em contato com nossa equipe agora mesmo!