Tecnologia jurídica: aliada ou ameaça?

O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2025, 85 milhões de empregos serão substituídos por máquinas que fazem uso de inteligência artificial (IA). A princípio, embora essa estatística pareça assustadora, o mesmo relatório afirma que 97 milhões de novos empregos serão criados até 2025 devido à IA.

A presença de robôs já é uma realidade no mundo do Direito, e a tecnologia vem se propagando e aprimorando rapidamente, sendo capaz de executar cada vez mais atividades e tão bem quanto um ser humano.

Assim, alimenta-se a ideia de que os robôs ameaçam o trabalho dos advogados. Mas qual o real impacto da tecnologia no mercado jurídico? Veja a seguir em que pé estamos e como se preparar para o futuro.

 

O que fazem os robôs desenvolvidos para o mercado jurídico

A IA está ligada a diversas tecnologias, como a robótica, machine learning, internet das coisas, reconhecimento de voz e imagem, dentre outras. No mundo do direito, apresenta-se na forma de soluções de automação, análise de dados e tomada de decisões.

Como exemplo de funcionalidades dos softwares jurídicos, podemos citar o preenchimento de dados, pesquisa doutrinária e jurisprudencial, peticionamento, atualização de movimentação processual, acompanhamento de intimações, produção de relatórios e documentos, dentre diversas outras capazes de otimizar as rotinas e aprimorar a gestão dos departamentos jurídicos.

Em se tratando de soluções relacionadas ao gerenciamento de garantias judiciais, a Ativa é um exemplo de inteligência jurídica inovadora no mercado, sendo capaz de construir bancos de dados de garantias extremamente precisos, atuando na recuperação, substituição e conciliação de depósitos judiciais, além de identificar a origem de créditos judiciais e auxiliar na sua compensação.

Assim, contribui diretamente para geração e preservação de caixa pelas empresas, recuperando valores depositados e diminuindo os custos operacionais e financeiros relacionados à gestão de garantias.

E o uso de robôs não é uma exclusividade dos escritórios e departamentos jurídicos. O Poder Judiciário também vem se adaptando e utilizando novas ferramentas tecnológicas para conferir mais celeridade aos processos.

O Supremo Tribunal Federal, por exemplo, utiliza-se do sistema de inteligência artificial Victor, que tem como função principal interpretar recursos e separá-los por temas de repercussão geral. O Superior Tribunal de Justiça, por sua vez, tem Sócrates, sistema capaz de identificar precedentes e legislação aplicável a cada caso.

O uso de inteligência artificial no mundo do Direito é uma realidade que tende a se expandir, com cada vez mais empresas de tecnologia desenvolvendo soluções diversas. Adaptar-se a essa realidade significa, definitivamente, ampliar as oportunidades de negócios.

 

Ameaça ao trabalho ou solução eficiente?

Os trabalhos que tendem a ser substituídos por IA são aqueles que envolvem tarefas repetitivas, pois, nesses casos, a IA é menos propensa a cometer erros, já que não se cansa ou fica entediada. Além disso, a IA pode ser utilizada nas atividades industriais que representem perigo para o ser humano, como mineração e montagem de máquinas.

Por outro lado, atividades que demandem criatividade e pensamento crítico não podem ser substituídas por IA. Da mesma forma, a IA não é capaz de substituir a conexão entre seres humanos, essencial para estabelecer confiança, notadamente no mercado jurídico.

Assim, o principal papel da inteligência artificial no Direito é garantir mais agilidade e eficiência na prestação de serviços, otimizando o trabalho do advogado, não substituindo-o.

Desse modo, os profissionais devem focar no desenvolvimento de soft skills que aprimorem o relacionamento com clientes e outros profissionais, além de trabalhar o pensamento crítico e a criatividade na solução de problemas.

 

Apostar em ferramentas tecnológicas que aumentem a qualidade e eficiência do trabalho é imperativo para se destacar em um mercado cada dia mais competitivo. Quer saber como a Ativa pode te ajudar? Entre em contato com nossa equipe!

 

__________________________________________________________________

FONTES:

https://www.forbes.com/sites/cognitiveworld/2019/02/09/will-a-i-put-lawyers-out-of-business/?sh=333bef8231f0

https://www.udacity.com/blog/2021/02/why-ai-will-replace-some-jobs-and-others-will-stick-around.html#:~:text=According%20to%20a%20report%20from,by%202025%20due%20to%20AI.

https://www.totvs.com/blog/inovacoes/o-que-e-inteligencia-artificial/

https://juristas.com.br/2021/02/19/advogados-serao-substituidos-por-robos/

https://www.jota.info/advocacia/advogados-nao-serao-substituidos-pela-tecnologia-07062017

https://www.sajdigital.com/colunistas/artigo-tecnologia-juridica/

https://blog.sajadv.com.br/robos-na-advocacia/