5 práticas fundamentais para lidar com os dados

Para boa parte dos departamentos jurídicos já é possível sentir no dia a dia as consequências da transformação digital. Esse processo torna o Direito 4.0 em uma realidade que ajuda grandes empresas a serem mais modernas ao basearem suas decisões em números, estatísticas e técnicas quantitativas que melhoraram sua eficiência, sua formulação de insights e a sua gestão de processos.

Alcançar esses objetivos, no entanto, não é algo simples. A quantidade de dados legais disponíveis atualmente é grande, o que torna um verdadeiro desafio para as empresas lidarem com esse volume de informações. Veja bem: dados do Relatório Justiça em Números 2023, do CNJ, informa mais de 82 milhões de processos em tramitação. Agora, imagina a quantidade de conclusões que podem ser extraídas disso tudo.

Se administrar uma enorme quantidade de dados também é uma dor para você, saiba que isso tem solução! Com as cinco práticas que vamos compartilhar neste artigo, será possível mergulhar com mais segurança pelo mar de dados legais à disposição do seu departamento jurídico. Assim, você poderá colher melhores frutos de forma mais organizada, obtendo análises mais eficientes.

Saiba qual a sua necessidade

Esse é o seu Norte. Quando você conhece bem as suas necessidades consegue buscar de forma mais ágil a informação que vai fornecer a resposta que você precisa. Então, já tenha esse objetivo em mente quando começar a leitura dos dados obtidos.

Além de melhorar suas chances de encontrar uma resposta objetiva, ter uma noção clara do que você precisa te ajuda a economizar tempo e esforço. Saber por onde começar faz toda a diferença.

Tenha boas ferramentas de coleta e organização

Não basta automatizar, é preciso escolher o modelo de ferramenta que melhor atenda às suas necessidades. O mercado está repleto de opções tecnológicas que agilizam tarefas repetitivas, realizam captação e gerenciamento de dados legais. Porém, fazer a escolha certa irá garantir também um melhor aproveitamento e controle das informações.

Nesse caso, vale a pena cogitar a possibilidade de uma solução própria. No entanto, o Censo Jurídico de 2023 apontou que a maioria dos advogados corporativos (19%), que afirmaram utilizar alguma ferramenta de análise de dados, preferem usar uma ferramenta do mercado.

Adote técnicas para extrair as informações

Para que você não gaste muito tempo buscando o que deseja, defina filtros inteligentes que vão ajudar você a encontrar e extrair as informações certas. Com uma ferramenta de qualidade, definir e selecionar esses parâmetros será bastante simples e seguro. Dessa forma, você também pode garantir a precisão dos resultados, algo que é determinante para que você consiga obter dados mais assertivos.

Explore os mecanismos de análise de dados

Para tirar o melhor proveito da ferramenta, você precisa explorar também todos os mecanismos à sua disposição para fazer uma análise macro. Ter uma necessidade pré-definida é importante, mas você não deve se restringir a isso.

Uma ferramenta eficiente também permite que você faça projeções e identifique possibilidades, além de realizar diagnósticos. Por isso, você também deve utilizá-la para identificar padrões, tendências e traçar conclusões relevantes que irão impactar as suas estratégias jurídicas. Obter uma visão 360º da situação ajudará você a evitar surpresas ou frustrações.

Esteja sempre atualizado

Por fim, mas não menos importante, é sempre bom estar atento às inovações tecnológicas e as novidades nas práticas de gestão de dados que vão surgindo. Ainda que o mercado jurídico já esteja testemunhando os impactos dessa transformação, novas soluções estão sempre aparecendo para abrir novas possibilidades e otimizando ainda mais as suas operações.

Dor de cabeça é a última coisa que você precisa ter ao lidar com um grande volume de dados. Essas informações existem para facilitar a sua tomada de decisão e não dificultar. Então, faça bom uso dessas cinco práticas para superar esse desafio da melhor forma possível.