Os depósitos judiciais e a importância da recuperação de valores

Quando o assunto é depósito judicial, muita coisa está em jogo. Para administrar esses valores parados em contas judiciais, é preciso lidar com diversos detalhes de um processo ou contrato: é necessário acompanhar o estágio das ações e monitorar os depósitos judiciais relacionados para garantir o cumprimento de um acordo ou sentença.

O grande volume de processos judiciais também dificulta o controle adequado das empresas. Somente no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) foram localizados, no primeiro semestre do ano passado, R$ 10,8 milhões depositados em contas judiciais antigas. O levantamento é do Projeto Garimpo, iniciativa do Juízo Auxiliar de Execução (JAE) do TRT-4.

Os valores estão ligados a casos de longa duração que, em sua maioria, são de empresas que fizeram depósitos para apresentar recursos, ganharam as ações e não sacaram o valor de volta. Mas esse não é o único motivo que faz com que milhões, ou até bilhões, acabem esquecidos.

Os desafios internos das empresas

Além da morosidade do judiciário e a quantidade de processos na justiça, as empresas precisam lidar com diversos fatores operacionais que dificultam o gerenciamento desses depósitos efetuados no âmbito dos processos judiciais. Entre os principais fatores estão:

  • Divergências no controle do contencioso, muitas vezes feita à mão;
  • Incorreta atualização dos valores;
  • Eventuais inconsistências nas informações disponibilizadas pelas instituições financeiras;
  • Dificuldades no acompanhamento dos advogados patronos (advogados internos ou externos);
  • Descompasso entre os controles do departamento jurídico e do departamento financeiro/contabilidade;
  • Ausência de procedimentos robustos de revisão sistemática e contínua dos saldos dos depósitos judiciais.

Por isso, a tecnologia jurídica é tão importante para auxiliar e automatizar o gerenciamento dos depósitos judiciais, promovendo a recuperação de valores parados.

Por que a recuperação de valores é tão importante?

Manter grandes valores parados ou esquecidos gera sérias possibilidades de prejuízo para uma empresa. Essa condição impede que novos investimentos possam ser realizados, fazendo com que a companhia perca diferencial competitivo.

Além disso, é necessário estruturar um processo eficaz de gestão de processos judiciais para evitar a perda de tempo com tarefas manuais complexas que estão sujeitas a esquecimentos e falha humana.

Adotar processos mais precisos ajudará não apenas no levantamento e recuperação de valores relativos a processos encerrados, mas também na tomada de decisões estratégicas, como substituir depósitos por opções de garantias que geram gastos menores, como o seguro garantia judicial.

Automatizar é a melhor solução

Somente o uso de uma solução tecnológica de qualidade pode oferecer um controle adequado do fluxo de dados jurídicos e gerar um impacto positivo real nas finanças do seu negócio.

Setores distintos da sua empresa devem ser incluídos nesse processo; não se restringindo somente ao jurídico e financeiro. Dessa forma, todos poderão atuar de forma integrada nas quatro etapas do sistema automatizado de recuperação. São eles:

  1. Mapear: identificação de todos os depósitos judiciais e seu status pelo sistema;
  2. Analisar: verificação otimizada e ágil de cada caso para apontar se há oportunidade de recuperar o valor ou substituí-lo;
  3. Elaborar: gerar petições e protocolos para cada processo automaticamente através da ferramenta;
  4. Acompanhar: monitoramento ágil dos pedidos com uma fácil visualização simplificada dos resultados.

A ATIVA tem o ecossistema que você precisa. Ele é completo e eficiente ao gerenciar cada aspecto das suas garantias judiciais. Nosso software de inteligência jurídica tem capacidade de protocolar em grandes quantidades e monitorar em tempo real as posições das garantias e ações judiciais por meio de uma conexão direta com o sistema do judiciário.

Ao longo dos trabalhos também mantemos você sempre atualizado enviando relatórios gerenciais e analíticos automaticamente. Por isso somos líderes no mercado. Fale com a nossa equipe e descubra todas as vantagens de utilizar a nossa ferramenta.