Capa blog - Como a tecnologia pode ajudar no rendimento das empresas?

Como a tecnologia pode ajudar no rendimento das empresas?

Se, por um lado, pode custar muito caro a demora ou resistência em investir em tecnologias que ajudem na rotina de negócios de uma empresa; por outro lado, companhias que investem em novas soluções para otimizar os processos do seu dia a dia conseguem obter várias vantagens. Uma delas é o aumento nos rendimentos.

Não é por acaso que muitas empresas estão dedicadas a investir em tecnologia. Segundo dados do Relatório do Mercado de Vendas e Marketing da empresa entre 2022 e 2023, divulgado pela Pipedrive, a área de tecnologia tem expectativa de crescimento em 18% neste ano. Por isso, não dá para ficar parado enquanto o restante do mercado aposta pesado na revolução digital.

Então, se você ainda tem dúvidas, quem sabe conhecer as vantagens de investir em tecnologia ajude você a se decidir.

Vantagem competitiva

Empresas que investiram fortemente em tecnologia durante o ano de 2020 conseguiram aumentar, de forma significativa, as vantagens em relação aos seus principais concorrentes, segundo um estudo realizado pela Accenture.

Naquela oportunidade, a crise sanitária e a necessidade de manter a sua produtividade e qualidade de atendimento tiveram forte influência no estímulo à aposta em inovações tecnológicas. Quem saiu na frente nessa corrida, obteve um aumento de receita cinco vezes maior que os concorrentes.

Como se não bastasse essa primeira comprovação de que a tecnologia pode ajudar no rendimento das empresas (inclusive em momentos mais agudos), ainda tem mais.

Rapidez no atendimento

Em uma realidade onde a frase “tempo é dinheiro” tem um efeito ainda maior, dar uma resposta aos clientes no menor tempo possível tornou-se fator determinante para as empresas se destacarem e se manterem com forte atuação.

Diante disso, a aposta em tecnologia manteve sua relevância conquistada nos últimos anos. Dados da sondagem trimestral realizada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostram que as empresas brasileiras aumentaram seus investimentos na digitalização dos negócios em mais de 24%, no segundo trimestre de 2023.

Hoje em dia, atender as expectativas de um consumidor exigente, que obtém o que quer com apenas alguns cliques, tem relação direta com a vantagem competitiva. Afinal, uma empresa digitalizada chega primeiro aos clientes e conquista mais rápido a sua satisfação.

Gestão eficiente

A tecnologia também opera como uma aliada importante na parte da gestão. É preciso administrar bem os estoques, automatizar tarefas repetitivas, monitorar o desempenho de forma mais assertiva e garantir maior eficiência na produção.

E acompanhar cada etapa do processo produtivo se torna mais fácil com a adoção de novas soluções. Além de fornecer dados importantes para a tomada de decisão dos gestores, a tecnologia permite que os perfis comportamentais que promovem maior contribuição aos resultados sejam acompanhados e replicados entre os colaboradores.

A tecnologia abre uma margem estratégica muito maior para a tomada de decisões nas empresas e para o melhor aproveitamento dos membros da equipe.

Um marketing aprimorado

Na esteira da revolução digital, as redes sociais se tornaram uma ferramenta importante para tornar pública a adesão a este movimento e criar um novo ponto de contato entre as empresas e os seus clientes e colaboradores.

É necessário realizar uma promoção adequada – não apenas pelas redes sociais, mas por diversos meios digitais – com o intuito de garantir que os rendimentos possam encontrar oportunidade de crescimento através da conquista de novos clientes também.

A descoberta de novas fontes de rendimentos

Para além das vantagens já conhecidas, é importante lembrar que medidas inovadoras promovem novas oportunidades de ganhos. E, quando falamos nos ganhos com a tecnologia, é preciso citar a possibilidade de descobrir novas fontes de rendimentos.

Por exemplo, sem uma tecnologia de ponta, torna-se um grande desafio rastrear bilhões de reais em ativos vinculados a milhares de processos judiciais que se movimentam a todo momento, com entradas e saídas de valores, responsabilidades distribuídas entre diferentes departamentos e complexidades adicionais, como operações de M&A, trocas de gestores e sistemas.

Por isso, você precisa conhecer o trabalho que realizamos. A Ativa é uma solução pioneira capaz de resolver questões importantes relacionadas às garantias judiciais das empresas. Através de alta tecnologia, nossa lawtech constrói bancos de dados de garantias extremamente precisos, auxiliando as empresas a gerenciar de forma eficiente todos os aspectos de suas garantias judiciais. Isso inclui a recuperação ou substituição de depósitos judiciais, bem como a identificação e compensação de alvarás. Dessa forma, atuamos para que as empresas não tenham perdas financeiras.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe! Estaremos prontos para fornecer informações adicionais.